segunda-feira, julho 02, 2007

Grátis, grátis!!

Picasso, Duchamp, Magritte, Francis Bacon, Andy Warhol, Paula Rego, Vieira da Silva, entre outros. Todos juntos num mesmo espaço: no novo museu Colecção Berardo. Em apenas 30 horas, quase 30 mil visitantes- numa matemática simples, praticamente mil pessoas por hora a chegar ao CCB, para ver, gratuitamente, esta mostra de Arte Moderna e Contemporânea, organizada por Jean-François Chougnet,

São, infelizmente, raros os casos em que se registam enchentes por causa de um evento com um carácter eminentemente cultural. Lembro-me das filas à porta da Gulbenkian, para ver Amadeo Souza Cardoso. São poucos mas são dias que provam que nem só um derby ou a tentativa de bater um qualquer record do Guiness, levam a população a sair de casa. 316 milhões de euros à vista de todos. Será que foi por isto? Uma OPA ao Benfica poucos dias antes. Curiosidade dos adeptos da águia? Ou será só… por ser à borla? A razão não parece ser fundamental. Fundamental é mesmo tirar as famílias dos centros comerciais e colocá-las em centros culturais! Respirar arte, partilhar diversidade. Mostrar aos miúdos os quadros de Miró para depois fazerem desenhos inspirados no senhor pintor espanhol.

Não há prática cultural que resista a um baixo índice educacional. Por isso impera conhecer um pouco de tudo o que seja expressão artística : pintura, escultura, fotografia, concertos. Querendo, há formulas gratuitas para aceder a um mundo que outrora já foi considerado elitista.

1 comentário:

Adelaide Coelho disse...

Esta escrita à moda do Norte está a precisar de actualização. Quem - como tu - (d)escreve (bem)o que lhe vai na alma e tem um sentido perfeito de justiça e dignidade, tem que se manifestar mais vezes, também pela escrita e porque sim!
Tenho saudades de novos post's e também tenho saudades tuas.
Beijinhos e lembra-te: escrever é preciso!